SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Olá, o que você está procurando?

Críticas

Resenha | A História Secreta, de Donna Tartt

Muito antes de se tornar mundialmente conhecida com O Pintassilgo, a escritora norte-americana Donna Tartt havia publicado um livro que mais tarde se tornaria um clássico cult entre os jovens da geração z.

Não é novidade que o TikTok têm sido responsável pela popularização de diversos livros nos últimos tempos, e dentro das milhares de indicações que podem ser encontradas no aplicativo, A História Secreta, romance dark academia de 1992, foi um dos que mais me chamou a atenção.

PUBLICIDADE

A trama gira em torno de Richard Papen, jovem de classe média que consegue ser aceito em Hampden, uma universidade para elite norte-americana em Vermont. Quando Richard consegue entrar em uma espécie de sociedade secreta, um grupo de estudos da Grécia antiga frequentada pela nata da universidade, ele se vê dentro de um jogo de intrigas e reviravoltas que fará sua vida mudar de cabeça para baixo.

Narrado em primeira pessoa por Richard, o livro já entrega logo que no início que Bunny está morto e seus amigos são os responsáveis pelo assassinato. Construído envolto dessa áurea de mistério, que perdura até as páginas finais e nos faz querer devorar a leitura por ânsia de respostas, somos apresentado aos poucos aos personagens e ao enredo condutor.

A história por si só já poderia valer a leitura, afinal tomos gostamos de uma morte rodeada de segredos. Todavia, o que mais chama atenção no livro são os personagens que fazem parte desse clube exclusivo. Henry, Francis, Camilla, Charles e Bunny são consistentes, jovens dispostos a fazer o que for preciso para se darem bem. A medida que a história avança e vamos conhecendo mais de cada um, começamos a ligar os pontos e a investir em teorias do que pode ter acontecido. Cada um traz consigo suas próprias cicatrizes, segredos e ambições, e é impossível não se identificar com pelo menos alguém do grupo.

PUBLICIDADE

Terror, culpa, prazer, amadurecimento e alianças são apenas alguns dos inúmeros temas que você encontrará no livro. Apesar de ser seu livro de estreia, Donna Tartt consegue criar uma narrativa densa, rica e intrigante com A História Secreta, que lembra o glorioso trabalho de Dostoiévski em Crime e Castigo.

A História Secreta foi uma das melhores leituras que eu fiz nos últimos meses, e ainda hoje me pego lembrando de cenas e momentos chaves da trama. Esse livro viverá com você por muito tempo, e com certeza deixará uma marca na sua alma de leitor.

Sinopse: Donna Tartt surpreende pelo talento com que combina a densidade psicológica e o vigor poético de um texto clássico com a trama complexa e o ritmo alucinado dos melhores romances policiais contemporâneos.
Quem conta a história é Richard Papen, garotão da ensolarada Califórnia que consegue ser admitido na seleta Hampden, uma universidade em Vermont freqüentada pela elite norte-americana. Richard imagina ter atingido o Olimpo ao entrar para o círculo mais privilegiado daquela universidade. Cinco alunos, sofisticados e originais, selecionados por um mestre erudito e carismático, dedicam-se ao estudo da Grécia antiga. A eles junta-se o narrador, para participar da busca da verdade e da beleza, entre festas orgiásticas e finais de semana numa antiga casa de campo, regados a muito álcool e discussões filosóficas. A loucura desmedida certa vez termina numa orgia cujo ponto culminante é um ato de violência inominável e o suposto aparecimento do próprio Dioniso, numa de suas diversas manifestações. Quando descobre a terrível verdade, Richard envolve-se numa cadeia de segredos e cumplicidades, num encadeamento de medos e inseguranças que leva o grupo a cometer um ato ainda mais terrível. Melancólico e irônico, este é um romance feito de terror e prazer, remorso e decepção.

PUBLICIDADE

Clique aqui para comprar o livro.

 

PUBLICIDADE
Comentários
PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Livros

Neste sábado, 12 de junho, é o Dia dos Namorados e, nada melhor para celebrar a data do que relembrar os beijos mais icônicos...

Famosos

O autor Stephen King revelou em entrevista ao site The Daily Beast que J.K. Rowling, autora de Harry Potter, o teria bloqueado nas redes sociais...

Livros

A Verus Editora confirmou o lançamento de um box exclusivo da série A Saga dos Corvos, da autora Maggie Stiefvater, no Brasil. Além dos...

Livros

Clássico e conhecido livro que consagrou David Nicholls, Um Dia marca forte presença na prateleira de boa parte dos leitores nos tempos atuais. A obra traz uma...