SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Olá, o que você está procurando?

Netflix

Doença do sono da série Sandman aconteceu no mundo real

Quando Sonho, entidade responsável por cuidar do mundo dos sonhos, é aprisionado e mantido em cativeiro por mais de 100 anos, o mundo sofre uma epidemia de sono, acometendo diversas pessoas.

Apesar de ser uma série de ficção com elementos bastante fantasiosos, Sandman se inspirou livremente em uma condição de saúde que aconteceu no mundo real e afetou milhares de pessoas durante o início do século de 1920 e perdurou por décadas.

Milhões de pessoas ficaram como estátuas vivas por décadas

Logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1917, e até por volta de 1927, a misteriosa epidemia se espalhou pelo mundo. Conhecida como encefalite letárgica ou “doença do sono”, suas vítimas perdiam a fala e movimentos voluntários.

PUBLICIDADE

A epidemia matou cerca de um milhão de pessoas e deixou quase quatro milhões em estado catatônico por décadas.

Na década de 1920, uma misteriosa epidemia matou cerca de um milhão de pessoas e deixou quase quatro milhões no que parecia ser um estado catatônico por décadas, incapazes de falar ou de se mover de forma independente.

Apenas na década de 1960 uma solução apareceu, período conhecido como “Tempo de Despertar”, que envolvia um experimento médico comandado pelo neurologista Oliver Sacks.

PUBLICIDADE

“Nunca havia visto nada assim: tantos pacientes como aqueles imóveis, às vezes pareciam estar congelados em posições inusitadas, e você se perguntava: o que está acontecendo? Tem alguém vivo lá dentro?”, disse Sacks à BBC nos anos 1970.

O neurologista percebeu que seus novos pacientes tinham sinais de consciência após observá-los, principalmente quando os mesmos ouviam a música de um piano. Dessa forma, Sacks notou que quando a música era tocada, as notas penetravam e estimulavam o sistema motor delas a ponto de algumas pessoas chegarem a levantar e dançar.
Junto com Concetta Tomaino, que em 1970 iniciava sua carreira em musicoterapia, Sacks estudou como a música poderia ter efeitos neurológicos impactantes.

Os pacientes pareciam em estado semivegetativo, mas quando havia música por perto, você via que eles estavam mentalmente presentes: eles conseguiam tocar tambor com ritmo e cantar, mesmo sem ser capaz de dizer uma só palavra.

PUBLICIDADE

A primeira temporada de Sandman já está disponível na Netflix.

YouTube video player

PUBLICIDADE
Comentários

Veja Também:

Séries

A nova série de Mike Flanagan é adaptação do conto de Edgar Allan Poe

Filmes

O estranho teaser veio através da conta oficial Netflix Espanha

Séries

Nova série de ficção científica mostra a luta pela sobrevivência em um mundo devastado

Filmes

As primeiras imagens do filme já estão entre nós

PUBLICIDADE